No verão, um final de tarde a dois ou um almoço com os amigos pedem uma bebida refrescante e suave. Uma taça de vinho bem gelado acompanha com perfeição momentos felizes e boas risadas entre um gole e outro. A bebida, que já existe há mais de cinco mil anos, é apreciada em todo o mundo e cada uva harmoniza com um prato específico.

Mais conhecidos e consumidos pelos brasileiros, os vinhos brancos são fermentados sem contato com a casca das uvas. Os mais tradicionais são o Chardonnay, o Sauvignon Blanc, o Riesling e o Semillon. Todos são ideais para servir junto a aperitivos e pratos leves, como peixe, frango e até uma pizza com poucos condimentos.

Na Mistral, em destaque no AJ Place, você encontra o Catena Chardonnay, produzido na maior e na mais respeitada vinícola da Argentina. Com avaliações excelentes, esse vinho é uma das grandes referências para brancos maturados, tem maciez na combinação entre frutas maduras, mel, baunilha e um agradável e sutil toque tostado. Vale cada centavo.

Já o vinho Montes Sauvignon Blanc Reserva é produzido pela Viña Montes, uma vinícola chilena premiada. Elaborado com a uva Sauvignon Blanc, parcialmente barricado, o vinho possui toques de baunilha. Ele foi recomendado, em uma resenha, como “Vinho da Semana” por Jancis Robinson, conceituada jornalista e crítica de vinhos britânica. Ela indica esse Reserva para harmonizar com aperitivos e também com pratos de peixes de sabor mais delicado e queijos de cabra.

Quem prefere ainda mais leveza, os vinhos rosés, queridinhos especialmente pelas mulheres, são uma ótima pedida para o verão. Conhecidos pelo frescor e pelo toque frutado, eles acompanham ostras, saladas e pizzas, mas também são ótimos companheiros de pratos leves como peixes e queijos.

O grande diferencial são as técnicas utilizadas, que influenciam na coloração que varia entre o salmão ao rosa cereja. A maceração, o corte e a sangria determinam o tom do vinho que usa tradicionalmente uvas Pinot Noir, Merlot, Syrah, Cabernet Sauvignon, entre outras.

O Cherub Syrah Rosé, em destaque na Mistral, é um vinho fresco e elegante. Produzido 100% com uvas Syrah também pela vinícola Viña Montes, sua altíssima qualidade e complexo retrogosto chamam a atenção dos consumidores. Para harmonizar, a dica é uma salada ou um bolo de frutas, mas pratos da comida asiática também são bem-vindos.

Quer um sabor ainda mais delicado? Nossa recomendação é o francês Figaro Rosé, produzido pela famosa vinícola Mas de Daumas Gassac em Languedoc-Roussillon, região no sul da França. Composto pelas uvas Carignan (60%) e Grenache (40%), ele tem um estilo fresco, é leve e seco. Experimente uma taça como aperitivo ou acompanhe com entradas, saladas e carnes brancas.

Nada melhor como um vinho de qualidade para criar boas memórias. Já escolheu o seu? Branco ou rosé? É só dar um Guga lá no AJ Place para escolher um favorito. Saúde!

Voltar para a home