Em um ano atípico, as mudanças estão acontecendo dentro de casa, mas especificamente, no home office e no quarto de jovens e adolescentes. Em 2020 é tendência equipar e personalizar a estação de trabalho e um número cada vez maior de pessoas está montando o seu próprio computador.

Quem parte para essa tarefa quer ter a melhor estrutura para o seu trabalho remoto, pensa em construir um PC Gamer ou até iniciar um canal no YouTube. A facilidade está na pesquisa e compra online, cada vez mais acessível e amigável.

O valor do investimento está diretamente relacionado à preferência de cada um. Os preços aumentam de acordo com a performance de hardwares de torre (placa de vídeo, processador e memória RAM, por exemplo) e periféricos (monitor, headset e mouse, entre outros).

O primeiro passo é conhecer as especificidades técnicas antes de escolher os itens para seu PC. O empresário Tiago Lanz, proprietário da loja Planeta Games do Balneário Shopping, em Balneário Camboriú, e presente no AJ Place, destaca a importância desse levantamento junto a profissionais e conteúdos especializados. “A escolha correta dos equipamentos evita problemas futuros como a danificação de peças por uso indevido ou instalação incorreta”, aconselha Tiago.

Mas, nós estamos aqui para te ajudar e listamos abaixo oito partes essenciais para um setup básico. Mas, antes de tudo, é importante você ter em mente todas as suas necessidades para que possa escolher cada item de acordo com o que você precisa.

Placa mãe: onde são conectados todos os componentes necessários para que uma máquina funcione. Quem deseja um computador tradicional para tarefas mais simples, pode recorrer a placas mais baratas e com menos recursos. Já aquele que pretende montar um PC mais potente terá que recorrer a modelos mais robustos, que suportem mais componentes;

Processador: principal item de hardware do computador, também conhecido como CPU. É responsável por calcular e realizar tarefas determinadas pelo usuário e é considerado o cérebro do PC. As características da CPU influenciam diretamente na velocidade com que os programas vão rodar na máquina;

Placa de vídeo: responsável por gerar as imagens que você vê na tela do seu computador (item de grande importância para um PC gamer);

Memória RAM: espaço temporário de informações do sistema operacional e de aplicativos em uso;

Cooler para processador: controla a temperatura interna do processador para garantir seu bom funcionamento;

Fonte: converte a energia proveniente da tomada da parede (corrente alternada) para a energia que chega ao seu PC (corrente contínua);

HD: onde ficam armazenadas as informações e dados inseridos no seu computador;

Gabinete: caixa que protege todos os componentes internos do computador.

Agora, é arregaçar as mangas e começar sua pesquisa. O resultado pode ser o computador dos seus sonhos que tem exatamente o seu perfil.

Voltar para a home