Na hora de escolher uma garrafa de vinho, normalmente, nós pensamos nos pratos salgados para fazer a melhor combinação. Mas, por que o doce fica de fora? E quando falamos em chocolate, é possível harmonizar? A resposta é SIM! E isso nos alegra especialmente nesse momento em que os chocolates são protagonistas absolutos.

Mas, é importante ouvir os especialistas para saber como fazer as melhores escolhas. Segundo os estudiosos, o vinho deve ter ao menos o mesmo patamar de doçura que o chocolate. São os tabletes ou bombons com maior concentração de cacau que dão o melhor match. Isso porque um chocolate com 50% a 70% de cacau é menos doce e tem menos gordura.

Garimpamos no AJ Place algumas sugestões para você curtir esse casamento perfeito. De acordo com os sommeliers mais respeitados, as uvas Pinot Noir e Merlot são compatíveis com chocolates meio amargo ou com os amargos mais suaves. Nossa sugestão é um Pinot chileno da Mistral, que é ao mesmo tempo elegante e profundo: o Amayna Pinot Noir 2017 foi indicado por Steven Spurrier, da Decanter, como o melhor vinho do novo mundo e não decepciona nenhum paladar.

Na hora de escolher o chocolate, aposte em marcas consagradas no mercado, como a Havanna, a um clique de você no AJ Place, que oferece diversas opções de chocolates meio amargo, como o delicioso tablete de 90g recheado com o tradicional e maravilhoso doce de leite da marca.

Você prefere saborear um Merlot? Temos! Também da Mistral, o Carmen Insigne Merlot 2018 é macio e cheio de fruta. Ele é produzido pela Viña Carmen, um dos maiores nomes do Chile, um “Value Brand” para a revista Wine & Spirits. Tem tudo para fazer a harmonização com os chocolates.

E não precisa ser só um tablete. Uma boa opção é o Alfajor Amargo da Kopenhagen. Feito com biscoitos com recheio de doce de leite e cobertura de chocolate amargo, ele promete conquistar você a cada mordida. E, além disso, é uma sugestão legal para um presente de Páscoa pela embalagem elegante e atraente.

A Havanna também tem o Alfajor Cacau 70%. Produzido artesanalmente com uma massa de farinha, açúcar, ovos e essências de limão e de amêndoas, ele é recheados de doce de leite com cobertura de chocolate 70% de puro cacau.

E, se você quer mais um motivo para apostar nesse combo, saiba que cientistas constataram que a combinação vinho + chocolate faz bem à saúde, já que colabora com o processo de renovação e rejuvenescimento celular. Segundo divulgação da revista Exame, o resveratrol, um poderoso antioxidante, é encontrado tanto no vinho tinto quanto no chocolate amargo. Uma notícia danada de boa. Bora fazer as compras? E Boa Páscoa!

Voltar para a home