Árvore decorada, enfeites distribuídos pela casa, mesa para as refeições adornada com detalhes especiais. O visual do Natal é parte indispensável de uma comemoração movida pelo amor – fragmentos de carinho estrategicamente colocados em elementos decorativos são toques essenciais para que todos se envolvam com a magia da festividade.

A atenção à decoração é a palavra de ordem para um Natal que leve conforto aos corações. E organizar tudo com antecedência é sempre positivo, como defende a gastrônoma e influencer Roberta Dalsenter. “A alegria e a esperança por dias melhores são, sem dúvida, ingredientes que não podem faltar. Recomendo começar a planejar e a executar a decoração quanto antes seja possível, para poder curti-la o máximo possível”, diz. Para ela, “a casa tem que estar toda no clima”, o que vai da escolha dos enfeites da árvore de Natal ao menu da ceia.

Itens de memória, como um brinquedo que passa de geração para geração, um sapatinho de bebê, um souvenir de viagem ou algo que remeta a Natais passados são sempre bem-vindos na decoração da árvore. Mas é claro que isso não dispensa as tradicionais bolas e luzes, além de velas. “Tudo que remete ao Natal tem que ter memória e afeto”, ensina Roberta.

Ao longo de todo o mês, a guirlanda enfeita a porta e os arranjos de mesa mantêm a casa festiva. A gastrônoma explica por que a antecedência é importante: “Você começa a montar e nota que falta uma luz, um enfeite, resolve mudar alguma coisa, comprar algum item novo para a mesa ou para a árvore”.

Tradição x brasilidade: o crash de estilos nas mesas de Natal

Verde, vermelho e dourado costumam imperar em louças, toalhas, guardanapos de pano e enfeites sobre a mesa de Natal. Agora, depois de um ano de maior convívio em casa, misturar tradição a novos elementos não só está liberado como é muito incentivado.

A Oxford Porcelanas, destaque no AJ Place, sugere louças novas que inspirem olhares diferenciados para a realidade. O mix de cores vai do clássico ao inovador, da discrição à ousadia. A coleção Serena Turquesa cria um efeito surpreendente sobre toalhas vermelhas e brancas. Os pratos decorados da coleção Flamingo Blue Willow mesclam-se perfeitamente com as cores natalinas. Taças da Oxford Alumina Crystal complementam os dois estilos.

A sugestão da Le Lis Casa para as mesas de Natal remete à regionalidade e você encontra tudo aqui a um clique. Maravilha, a primeira coleção da Le Lis Casa Brasil, traz peças em um estilo rústico-chic, criadas com cooperativas de artesãos, em uma homenagem à nossa cultura. Pratos e bowls vão do branco ao azul e dão uma brasilidade inspiradora à comemoração das festas de fim de ano.

Para acompanhar esse clima de brasilidade, Roberta Dalsenter recomenda a elaboração de um menu tropical tanto para o jantar quanto para o almoço de Natal. “Às vezes, esquecemos que a ceia que fazemos é uma imitação da americana e da europeia, quente porque o Natal no Hemisfério Norte tem frio e neve. Aqui, estamos sob 40°C, ninguém quer passar horas na frente do fogão. Peixes fazem bonito no lugar do peru, frutas são ótimas alternativas aos doces pesados”, finaliza.

Fica a dica para você arrasar nesse Natal. Agora, é mão na massa, se possível com a ajuda dos filhos, dos pais, dos avós. É assim que a festa fica muito mais completa.

Voltar para a home