Difusor, bico direcionador, cerâmica, íon, led, nanotecnologia, infravermelho e ar frio. Essas são algumas características dos principais modelos de secadores de cabelo e chapinhas. Cada um deles tem o seu diferencial, mas como escolher e usar da melhor forma para manter os cabelos saudáveis?

A equipe do Editorial do AJ Place conversou com o cabelereiro Guto Storino, dono do salão Guto Studio Hair, de São Paulo, para tirar dúvidas. Confira a entrevista:

– O que deve ser considerado na hora de comprar um secador de cabelo ou chapinha?

Guto: É importante ter atenção com alguns pontos essenciais, como a temperatura. O secador ideal deve variar entre 60 e 90 graus Celsius, enquanto que a chapinha não deve passar de 120. E, claro, antes de começar a secar, retire o excesso de umidade dos fios, com uma toalha, para facilitar o processo e proteger mais os seus fios.

– Quais os produtos mais indicados para cada tipo de cabelo?

Guto: Para cabelos cacheados, o ideal é usar um difusor com ativador de cachos que normalmente contém protetor térmico, para definir e equilibrar o volume. Para o cabelo com um pouco mais de frizz é aconselhável o uso de uma escova de brushing, escovando para baixo e fazendo o alinhamento dos fios.

– Existe algum cuidado especial para os cabelos com química?

Guto: É interessante a reposição de queratina hidrolisada. O processo químico atua sobre a camada protetora da cutícula para a condução de pigmentos, deixando assim uma fragilidade e vulnerabilidade ao ressecamento. O uso frequente de aparelhos térmicos podem desbotar os fios e você deve usar produtos que cuidam e protegem.

– Qual é a melhor rotina para o uso de chapinhas e modeladores?

Guto: É aconselhável o uso até quatro vezes por semana, respeitando o descanso dos fios e a escovação a frio para ativação do lubrificante natural produzido pelo couro cabeludo. É interessante uma cauterização e hidratação quinzenal para reposição da água, proteínas e outros ativos necessários para a saúde dos fios, assim como o uso diário de xampus de ph balanceado (4.5 a 5.5), e condicionador para devolver a umidade.

– Existe um modelo ideal de secador ou chapinha?

O melhor modelo é aquele que se adapta a sua necessidade e você pode falar com o seu cabeleireiro para ter uma indicação mais personalizada. Os protetores térmicos agem formando uma película e termo ativado que nutre e protege a camada de ponte de hidrogênio (ponte temporária) do cabelo. Eu, por exemplo, uso bastante as “chapinhas de cerâmica” e sempre indico o uso de protetores térmicos da Kerastase ou da L’Oreal.

Curtos ou longos, arrumados ou descontruídos, o cabelo está sempre na ordem do dia para as mulheres e aqui no AJ Place você encontra secadores e chapinhas, shampoos e condicionadores para manter a beleza dos fios em primeiro lugar. Gostou das nossas sugestões? Dá um Guga!

Voltar para a home