Você já conheceu um especialista em vinhos que garante que os tintos combinam com todas as estações do ano? Eles podem ter razão, mas o fato é que, para grande maioria, o vinho tinto dá match total com inverno, acompanhado de queijos ou de uma refeição quente, de preferência em boa companhia. Se tiver uma lareira então…

vinho-tinto-angelica-zapata-cabernet-franc-mistral-ajplace Independente de preferências, experts destacam que os rótulos de tintos de corpo médio e os encorpados são ótimos para a temporada mais fria. A explicação é que a presença de taninos nos tintos neutraliza as gorduras dos alimentos que consumimos no inverno, tornando o paladar mais agradável. Nós fizemos, com o maior cuidado, uma curadoria com ótimas opções da Mistral que estão em destaque no AJ Place e que prometem aquecer o seu inverno com muito sabor e aconchego.

A nossa lista começa com a indicação de um vinho argentino da tradicional vinícola “Esmeralda” da região de Mendoza. O Angelica Zapata Cabernet Franc 2016 é produzido 100% com a uva Cabernet Sauvignon, uma uva que combina especialmente com outono e inverno porque tem sabor concentrado e alto tanino. Esse vinho vai bem com carnes assadas, carnes de caça e queijos curados. Na boca é frutado e macio, num estilo fácil de gostar.

vinho-tinto-montes-cabernet-sauvignon-reserva-mistral-ajplaceAinda na América do Sul, os vinhos chilenos são reconhecidos mundialmente pela qualidade, intensidade e elegância. O Montes Cabernet Sauvignon Reserva 2017 é um bom exemplo que harmoniza com carnes, peixes e massas a partir da combinação das uvas Cabernet Sauvignon (85%) e Merlot (15%). O aclamado crítico de vinhos, Robert Parker, acredita que é a melhor escolha pelo critério custo-benefício: excelente rótulo com preço convidativo. vinho-tinto-rio-de-los-pajaros-tannat-reserva-mistral-ajplace

E, sem mudar de continente, encontramos uma alternativa original para a estação mais fria do ano na uva Tannat, mas especificamente no vinho uruguaio Rio de Los Pájaros Tannat Reserva 2017 que é elaborado 100% com a uva típica do nosso país vizinho. Com aroma intenso e agradável, cheio de fruta, e com notas de canela e cogumelos, esse vinho é encorpado e acompanha carnes suculentas.

vinho-tinto-bardolino-classico-doc-mistral-ajplaceOs italianos também tem destaque na nossa lista. Produzido pela Campagnola na região do Veneto, o Bardolino Classico doc 2018 reúne  uvas Corvina e Rondinella.  Ele acompanha com requinte risotos, massas e carnes. Leve, fresco e aromático, ele deve ser servido levemente resfriado para mostrar todas as suas qualidades.

jogo-2-taças-cristal-vinho-grand-cru-oxford-ajplaceE, para que a experiência de degustação dos tintos seja ainda mais especial, vale investir no Jogo de Taças para Vinho de Cristal Grand Cru Profissional da Oxford, ideais para servir vinhos mais encorpados, ricos em taninos. Elas têm bojo amplo com espaço suficiente para a oxigenação da bebida e borda mais fechada para reter os aromas e os direcionar para o olfato. Uma taça clássica e que é indicada para vinhos de uvas como Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat.

Sabores, aromas, combinações entre cardápios e vinhos tintos deixam o frio lá fora e convidam você o curtir o lado mais gostoso da vida. Um bom motivo para sair às compras, não? Saúde!

Voltar para a home