O verão é a estação em que podemos contar com dias incríveis de sol para curtir a praia e a beira da piscina e é a mais esperada por todos no Sul do Brasil. Mas nem tudo são flores: esta é a época do ano em que a pele e os cabelos mais sofrem.

“Os cabelos são uma espécie de anexo da pele e ficam queimados devido aos raios ultravioletas do sol. Os fios precisam de um cuidado diário maior”, afirma Alison Salles, proprietário do salão de beleza que leva seu nome no Neumarkt Shopping, em Blumenau.

O uso diário de protetor solar é indispensável em todo o corpo. E, embora muitos não saibam ou não lembrem, os cabelos fazem parte do grupo “todo o corpo”. Então, aí está o primeiro conselho de Salles: usar filtro solar capilar. “Ele deve ser aplicado várias vezes ao longo do dia para proteger os cabelos. É interessante, inclusive, levá-lo na bolsa”, sugere.

“Santa Catarina tem um dos litorais mais lindos do mundo, com uma beleza natural indescritível, mas o sal da água do mar resseca e danifica os cabelos que não estejam protegidos”.

Hidratação, nutrição e reconstrução capilar

O hairstylist explica que todos os tipos de cabelos, os secos, oleosos e mistos, precisam de hidratação contínua no verão. “As lavagens são mais frequentes no calor, e isso altera a produção das glândulas sebáceas e a velocidade de nutrição dos fios”, esclarece.

A hidratação devolve a umidade e o brilho perdidos nesse processo e pode ser conquistada diariamente com xampus e condicionadores hidratantes. Outra etapa importante no tratamento de verão para cabelos de todos os tipos é a nutrição, que repõe a “gordura boa” perdida nas lavagens – aquela oleosidade natural que deixa os fios mais sedosos, macios e maleáveis. “Um cuidado especial é onde passar o produto. Cabelos secos podem recebê-los em toda a extensão, mas os oleosos e mistos precisam do creme apenas na parte que não envolve as raízes e o couro cabeludo”, ensina.

A reconstrução finaliza as etapas de tratamento para os cabelos no verão, mas não é necessária para todos. Salles ensina que ela é bem-vinda para cabelos com interferência química, como coloração ou mecha, ou com danos físicos causados por baby-liss, chapinha e uso excessivo de secador.

As três etapas de tratamento para os cabelos danificados pelo sol podem ser aplicadas dentro de um cronograma capilar. O hair stylist recomenda, nestes casos, que a hidratação se mantenha diária (por meio do xampu), enquanto nutrição e reconstrução sejam feitas toda semana, de forma alternada (uma semana de nutrição, a seguinte de reconstrução e assim por diante). Pronta para começar e desfilar cabelos maravilhosos pelas praias e piscinas neste verão?

Voltar para a home