Até pouco tempo atrás desconhecido do grande público, o autor baiano Itamar Vieira Junior conseguiu um feito extraordinário ao lançar Torto Arado em 2019. O título conquistou os prêmios Jabuti e Oceanos, ganhou fama internacional e mobilizou celebridades, influenciadores e leitores apaixonados nos stories do Instagram.

Sucesso de público e crítica, a magia da narrativa de Itamar está na delicadeza com que conta a história das irmãs Bibiana e Belonísia nas profundezas do sertão da Bahia. Protagonistas fortes, que já fazem parte da história da literatura nacional, elas conquistam o leitor nas primeiras páginas a partir de um acidente que irá transformar suas vidas para sempre.

Fortes emoções estão em todas as páginas do livro ao detalhar uma realidade pouco conhecida da maioria dos brasileiros: a vida esquecida de descendentes escravizados africanos. E Itamar sabe bem do que está falando. Nascido em Salvador, ele é geógrafo, doutor em estudos étnicos e africanos da Universidade Federal da Bahia e teve a oportunidade de conhecer de perto algumas comunidades quilombolas.

Publicado pela Editora Todavia, o livro Torto Arado, a um clique de vocês aqui no AJ Place, é o maior fenômeno editorial brasileiro dos últimos tempos com mais de 100 mil exemplares vendidos. Mas não é o único sucesso da literatura nacional.

Em destaque nas Livrarias Catarinense, Quarto de Despejo, obra-prima de Carolina Maria de Jesus ganhou edição especial para comemorar 60 anos de seu lançamento. A nova tiragem inclui fotografias e manuscritos originais da autora que já foi traduzida para 13 idiomas.

Ainda atual, o livro é um relato de Carolina, então moradora da favela do Canindé, em São Paulo. Catadora de papel, ela anotava seu dia a dia em cadernos encontrados no lixo. Um livro tocante que vem encantando diversas gerações.

Ainda na lista dos best sellers,  o livro Felicidade Modos de Usar, narra um bate-papo entre três pensadores brasileiros sobre um assunto que interessa a todo mundo: como ser feliz. O filósofo, escritor e educador Mário Sergio Cortella, o professor e ensaísta Leandro Karnal e o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé usam uma linguagem fácil e acessível para refletir sobre aprendizados e caminhos para a tão sonhada felicidade. Um título que é uma pausa para reflexão.

Aproveite os respiros do dia a dia para se jogar na leitura de corpo e alma. Boas opções não faltam aqui no AJ Place.

Voltar para a home